Conteudo Skip Navigation LinksCHMT > Comunicação > Notícias
Skip Navigation LinksCHMT > Comunicação > Notícias
NOTÍCIAS
16-11-2017
Comportamentos de risco no individuo, família e comunidade
Nos próximos dias 23 e 24 de novembro, vão realizar-se as Jornadas de Psiquiatria do Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Nos próximos dias 23 e 24 de novembro, vão realizar-se as Jornadas de Psiquiatria do Centro Hospitalar do Médio Tejo.

O evento vai decorrer no dia 23 na Unidade hospitalar de Tomar e no dia 24 no Hotel dos Templários.

Com o tema “Comportamentos de risco no individuo, família e comunidade” serão apresentados vários painéis

com temáticas de interesse que integram esta realidade e que se apresentam de especial “importância para quem trabalha na área da Saúde Mental pela sua abrangência e variedade de formas de atuação e intervenção".


No primeiro dia destas jornadas serão realizados workshops e comunicações livres com os seguintes temas: "Sociodrama como intervenção no comportamento de risco"; "1.º surto psicótico" e "Das substâncias e das não-substâncias... na adolescência".


No dia 24 de novembro, sexta-feira, no Hotel dos Templários, as sessões incidirão “os comportamentos suicidários, violência doméstica, a integração do doente mental na comunidade e crescimentos de risco”.

15-11-2017
Celebrar o Dia Mundial da Diabetes
O Centro Hospitalar do Médio Tejo celebrou o Dia Mundial da Diabetes, com um momento de convívio com os seus utentes e doentes da consulta de Diabetes

O Centro Hospitalar do Médio Tejo celebrou o Dia Mundial da Diabetes, com um momento de convívio com os seus utentes e doentes da consulta de Diabetes.


Na Unidade hospitalar de Torres Novas, durante a manhã, foi realizada uma sessão de esclarecimento, subordinada ao tema “A diabetes e a mulher”, orientada por Tiago Alves, interno do Serviço de Medicina Interna. Depois de um lanche convívio realizou-se ainda uma sessão de atividade física proposta pelo Serviço de Medicina Física e Reabilitação aos utentes do CHMT, na área da Consulta Externa.

Da parte da tarde, os utentes da Unidade de Diabetes e Obesidade do CHMT, entraram no jogo “o valor certo”, na Unidade hospitalar de Tomar. Uma atividade orientada pela Nutricionista Joana Gonçalves, onde os participantes tinham de adivinhar “o valor certo”, em dinheiro, em teor de açúcar, em teor de fibra) de diversos cestos de alimentos.

Seguiu-se uma sessão de atividade física, com o professor Nuno Costa, no átrio da entrada da Unidade hospitalar de Tomar.


As três Unidades hospitalares do Centro Hospitalar do Médio Tejo apresentaram, ainda, no dia Mundial da Diabetes um filme onde os utentes são os protagonistas, com testemunhos, conselhos e ensinamentos sobre a melhor forma de lidar com a doença no dia-a-dia.

A celebração do Dia Mundial da Diabetes terminou com um lanche-convívio, na Unidade de Diabetes e Obesidade.



06-11-2017
“Cuidar em oncologia - um desafio”
“Cuidar em oncologia - um desafio” foi o tema das I Jornadas do Hospital de Dia de Oncologia, do Centro Hospitalar do Médio Tejo.

“Cuidar em oncologia - um desafio” foi o tema das I Jornadas do Hospital de Dia de Oncologia, do Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Uma iniciativa com o principal objetivo de refletir sobre a vivência e o dia-a-dia deste serviço, dos profissionais de saúde e, sobretudo, dos doentes e seus cuidadores e familiares. Na sessão solene destas primeiras Jornadas do Hospital de Dia de Oncologia estiveram presentes a presidente da Associação de Enfermeiros Oncológicos, Elisabete Ventura, o vogal da secção sul da Ordem dos Enfermeiros, Marco Pinto, a vereadora da Câmara Municipal de Torres Novas, Elvira Sequeira, e a Enfermeira diretora do Centro Hospitalar do Médio Tejo, Ana Paula Eusébio, em representação do Conselho de Administração. As diferentes entidades congratularam a organização da iniciativa, pela importância de se debaterem os temas que envolvem os doentes oncológicos e os seus cuidadores lembrando, igualmente, a importância da atenção que é necessária dar-se aos profissionais de saúde nesta especialidade tão sensível.

Os trabalhos iniciaram-se com a temática “Cuidar do doente oncológico em hospital de dia” com destaque para as novas abordagens terapêuticas, apresentadas por Isabel Pazos, oncologista no IPO Coimbra e no CHMT; com a intervenção “Cuidar do Doente em Quimioterapia” de Ana Severina, enfermeira do HDO do CHMT; a nutricionista Salomé Vieira falou sobre “a importância da alimentação no doente oncológico” e Tiago Neves, Urologista do CHMT apresentou o tema “impacto da doença oncológica na sexualidade”.

Ainda durante a manhã foi apresentado o painel “repercussões de boas práticas em Pneumo-oncologia”, com moderação de Nuno Bonito, Oncologista IPO-Coimbra e CHMT com os temas “Cuidar Promovendo a Qualidade de Vida: Sinais de Alerta”, por Carlos Lousada, Pneumologista e a “Importância da Intervenção do Enfermeiro na Consulta” por Filomena Graça, Enfermeira Responsável pelo HDO, e Susana Silva, Enfermeira no IPO-Porto.

“Garantir a qualidade dos cuidados: uma necessidade” foi o tema que iniciou os trabalhos no período da tarde com a moderação de Margarida Carmo, Enfermeira Coordenadora do Departamento de Urgência do CHMT. Intervieram neste painel Joaquim Telo, Enfermeiro com o tema “Sistemas de Informação em Enfermagem | Um percurso para o Conhecimento”, Susana Ramos, enfermeira do HDO que fez a abordagem ao “SClínico no Hospital de dia: as Vivências, as Estratégias”; Isabel Sebastião, Farmacêutica dos Serviços Farmacêuticos do CHMT com a apresentação de “Farmacovigilância VS Segurança do Doente”, e Cristiana Couto, Enfermeira do HDO, falou da “Capacitação do Doente na Gestão do Medicamento: a Prática Clínica”.

As primeiras jornadas do Hospital de Dia de Oncologia fecharam os trabalhos com o tema “CUIDAR DOS ENFERMEIROS - ”COACH””, com a intervenção da Psiquiatra Alice Luís, do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, E.P.E. e da Professora Ana Querido da Escola Superior de Enfermagem de Leiria.


02-11-2017
VAI – Via de Acesso Integrado ao SNS
Cerca de uma centena de profissionais de saúde participaram, hoje, dia 2 de novembro, numa formação com vista à implementação do VAI – Via de Acesso Integrado ao SNS.

Cerca de uma centena de profissionais de saúde participaram, hoje, dia 2 de novembro, numa formação com vista à implementação do VAI – Via de Acesso Integrado ao SNS.

O VAI permite a criação do Título de Acesso Integrado, um documento digital que caracteriza o acesso no âmbito clínico e que serve para referenciação clínica para diferentes instituições. Na prática, através do VAI, será possível aos hospitais a referenciação dos doentes para os cuidados de saúde primários, para que estes sejam acompanhados, no pós-alta, pelo médico de família.


O VAI constitui uma das principais componentes do SIGA (Sistema Integrado de Gestão do Acesso) e estará disponível, desde já, nas três Unidades do CHMT e, numa primeira fase, em três unidades de cuidados de saúde primários – USF Locomotiva, Fátima e Almonda, seguindo-se pouco depois a instalação em todas as unidades de Cuidados de saúde primários do Médio Tejo.

23-10-2017
Mass Training no Dia Europeu “RESTART A HEART”
Mais de 200 jovens participaram no Mass Training realizado no passado dia 16 de Outubro, no Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Mais de 200 jovens participaram no Mass Training realizado no passado dia 16 de Outubro, no Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Estas sessões Mass Training em Suporte Básico de Vida realizaram-se em simultâneo nas três Unidades Hospitalares do CHMT, Abrantes, Torres Novas e Tomar, integradas no European Restart a Heart Day, que em Portugal se denomina “Comunidade Salva Vidas”.

Este Mass Training é promovido pelo European Resuscitation Council (ERC) e pelo Conselho Português de Ressuscitação (CPR).


Na Unidade Hospitalar de Abrantes, estiveram alunos da Escola Secundária Doutor Solano de Abreu, na Unidade Hospitalar de Tomar, alunos das Escolas Secundária Jácome Ratton e Secundária com 3º Ciclo Santa Maria do Olival e na Unidade Hospitalar de Torres Novas, alunos da Escola Secundaria Artur Gonçalves e da Secundária Maria Lamas e ainda praticantes, pais e treinadores da organização autónoma de basquetebol, do Clube Desportivo de Torres Novas.


Esta formação ensina um conjunto de procedimentos a realizar em situação de emergência, com o objetivo de garantir a manutenção da vida e o ganho de tempo, até à chegada de ajuda especializada. De sublinhar que o CHMT organiza anualmente várias ações de formação em Suporte Básico de Vida dirigidas à comunidade escolar e instituições da região onde se insere, promovendo desta forma um contato direto com a sociedade civil e aproximando-se da população.

Governo de Portugal, Ministério da Saúde