12-04-2017
Alunos de Tomar visitam serviços de meios complementares de diagnóstico e terapêutica

Foi um dia diferente para os técnicos de diagnóstico e terapêutica do Centro Hospitalar do Médio Tejo. Mais de 100 alunos do ensino secundário, pertencentes ao Agrupamento Nuno de Santa Maria de Tomar, participaram numa jornada de conhecimento dos meios complementares de diagnóstico e terapêutica. Foi também um dia diferente e de aprendizagem para estes alunos que puderam ver de perto o que são e como funcionam estas valências da área da saúde que muitos desconheciam.

Os alunos, que chegaram pelas 9h00 no dia 3 de Abril, foram recebidos no auditório da Unidade de Tomar e, depois da sessão de boas-vindas, assistiram à apresentação das diferentes áreas abrangidas por estes profissionais.

Andrei Miloslavschi, médico de Medicina do Trabalho, iniciou a palestra abordando a importância dos meios complementares de diagnóstico e terapêutica na medicina atual. De seguida, os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica apresentaram a especificidade de cada uma das suas áreas.

Após esta sessão os alunos, divididos por grupos e acompanhados pelos técnicos e professores, visitaram cada um dos serviços.

Cristina Gonçalves, Diretora Clínica do Centro Hospitalar do Médio Tejo, sublinhou a importância desta iniciativa “ao aproximar os jovens de realidades e profissões que muitos desconhecem potenciando um conhecimento mais real dos alunos face às áreas da saúde”.

Os alunos estiveram na Unidade Hospitalar de Tomar onde contactaram de perto com os profissionais de saúde, Técnicos de diagnóstico e terapêutica dos serviços de Medicina Física e de Reabilitação, Anatomia Patológica, Otorrinolaringologia, Cardiologia, Alimentação e Dietética, Farmácia, Imagiologia, Patologia Clínica, Oftalmologia, Psiquiatria e Imuno-hemoterapia.