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NOTÍCIAS
18-08-2017
ALIMENTAÇÃO NO VERÃO: PALAVRA CHAVE – HIDRATAÇÃO
É habitual ouvir-se que a melância é só água, logo podemos comer à vontade; e que os sumos de fruta são super saudáveis, com tal beber 5 por dia é inofensivo. Estes, entre outros comentários são mais comuns nos meses quentes de verão

É habitual ouvir-se que a melância é só água, logo podemos comer à vontade; e que os sumos de fruta são super saudáveis, com tal beber 5 por dia é inofensivo. Estes, entre outros comentários são mais comuns nos meses quentes de verão, em que para combater as temperaturas altas são dadas inúmeras sugestões. Na verdade, todas as afirmações referidas em cima são verdadeiras mas, como em tudo, o segredo está na quantidade!

A melância é de facto riquíssima em água, no entanto, em grandes quantidades possui também um elevado teor de açúcar, assim como todas as frutas. Do mesmo mal padecem os sumos de fruta, em que habitualmente é utilizada bem mais do que uma peça, aumento assim o aporte de açúcar destas bebidas. Que escolhas fazer então, do ponto vista alimentar? Como sempre, os alimentos líder são os legumes e vegetais; consumidos no seu estado natural, possuem mais água e vitaminas do que quando confeccionados. Devem ser consumidas cerca de 200g de vegetais por refeição, cerca de um prato cheio ou ½ prato e 2 conchas de sopa. Relativamente à sopa, opte por sopas frias como o gaspacho. Têm um poder refrescante superior do que quando servidas quentes. Aproveite para colocar as suas capacidades culinárias a teste, passando algum tempo no grelhados. É uma excelente altura para comer peixe e marisco. Experimente aromatizar os seus grelhados com algumas ervas e sumo de limão, facilitando a sua digestão. As frutas são também uma importante fonte de água mas há que respeitar a quantidade consumida: 3 peças de fruta / dia são a quantidade correcta num adulto.

Nesta época do ano, as nossas necessidades hídricas aumentam pelo que deve consumir no mínimo 2 litros de água / dia. Aproveite alguns pedaços de fruta madura para aromatizar a água e assim facilitar o seu consumo. Evite os refrigerantes e as bebidas alcoólicas uma vez que promovem a desidratação.

E por fim, uma nota sobre os tão aguardados petiscos de verão: as amêijoas, os caracóis, o pica pau, todos eles equilibrados desde que acompanhe com uma boa salada, poupe no sal e tenha atenção ao pão!


NUTRICIONISTA CHMT – Joana Gonçalves

Governo de Portugal, Ministério da Saúde