Conteudo Skip Navigation Links
Skip Navigation Links
NOTÍCIAS
06-11-2017
“Cuidar em oncologia - um desafio”
“Cuidar em oncologia - um desafio” foi o tema das I Jornadas do Hospital de Dia de Oncologia, do Centro Hospitalar do Médio Tejo.

“Cuidar em oncologia - um desafio” foi o tema das I Jornadas do Hospital de Dia de Oncologia, do Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Uma iniciativa com o principal objetivo de refletir sobre a vivência e o dia-a-dia deste serviço, dos profissionais de saúde e, sobretudo, dos doentes e seus cuidadores e familiares. Na sessão solene destas primeiras Jornadas do Hospital de Dia de Oncologia estiveram presentes a presidente da Associação de Enfermeiros Oncológicos, Elisabete Ventura, o vogal da secção sul da Ordem dos Enfermeiros, Marco Pinto, a vereadora da Câmara Municipal de Torres Novas, Elvira Sequeira, e a Enfermeira diretora do Centro Hospitalar do Médio Tejo, Ana Paula Eusébio, em representação do Conselho de Administração. As diferentes entidades congratularam a organização da iniciativa, pela importância de se debaterem os temas que envolvem os doentes oncológicos e os seus cuidadores lembrando, igualmente, a importância da atenção que é necessária dar-se aos profissionais de saúde nesta especialidade tão sensível.

Os trabalhos iniciaram-se com a temática “Cuidar do doente oncológico em hospital de dia” com destaque para as novas abordagens terapêuticas, apresentadas por Isabel Pazos, oncologista no IPO Coimbra e no CHMT; com a intervenção “Cuidar do Doente em Quimioterapia” de Ana Severina, enfermeira do HDO do CHMT; a nutricionista Salomé Vieira falou sobre “a importância da alimentação no doente oncológico” e Tiago Neves, Urologista do CHMT apresentou o tema “impacto da doença oncológica na sexualidade”.

Ainda durante a manhã foi apresentado o painel “repercussões de boas práticas em Pneumo-oncologia”, com moderação de Nuno Bonito, Oncologista IPO-Coimbra e CHMT com os temas “Cuidar Promovendo a Qualidade de Vida: Sinais de Alerta”, por Carlos Lousada, Pneumologista e a “Importância da Intervenção do Enfermeiro na Consulta” por Filomena Graça, Enfermeira Responsável pelo HDO, e Susana Silva, Enfermeira no IPO-Porto.

“Garantir a qualidade dos cuidados: uma necessidade” foi o tema que iniciou os trabalhos no período da tarde com a moderação de Margarida Carmo, Enfermeira Coordenadora do Departamento de Urgência do CHMT. Intervieram neste painel Joaquim Telo, Enfermeiro com o tema “Sistemas de Informação em Enfermagem | Um percurso para o Conhecimento”, Susana Ramos, enfermeira do HDO que fez a abordagem ao “SClínico no Hospital de dia: as Vivências, as Estratégias”; Isabel Sebastião, Farmacêutica dos Serviços Farmacêuticos do CHMT com a apresentação de “Farmacovigilância VS Segurança do Doente”, e Cristiana Couto, Enfermeira do HDO, falou da “Capacitação do Doente na Gestão do Medicamento: a Prática Clínica”.

As primeiras jornadas do Hospital de Dia de Oncologia fecharam os trabalhos com o tema “CUIDAR DOS ENFERMEIROS - ”COACH””, com a intervenção da Psiquiatra Alice Luís, do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, E.P.E. e da Professora Ana Querido da Escola Superior de Enfermagem de Leiria.


Governo de Portugal, Ministério da Saúde