Conteudo Skip Navigation Links
Skip Navigation Links
NOTÍCIAS
08-02-2018
Dia Mundial do Doente
“Sou um defensor do Serviço Nacional de Saúde”, afirmou, repetidamente, D. José Augusto Traquina Maria, sublinhando “os valores de solidariedade, do cuidar do próximo e de humanismo, preconizados pelo SNS, e que aqui se encontram”.

“Sou um defensor do Serviço Nacional de Saúde”, afirmou, repetidamente, D. José Augusto Traquina Maria, sublinhando “os valores de solidariedade, do cuidar do próximo e de humanismo, preconizados pelo SNS, e que aqui se encontram”.



O Bispo de Santarém, D. José Augusto Traquina Maria, presidiu à eucaristia da celebração do Dia Mundial do Doente na Unidade Hospitalar de Torres Novas, do Centro Hospitalar do Medio Tejo.

Uma celebração que contou com a participação de um coro de jovens que alegraram a Eucaristia e também com a participação da Liga de Amigos do Hospital, nomeadamente o seu grupo de voluntariado.


Durante a Eucaristia, destaque para o ritual da Unção, um momento marcante e especial para os doentes que receberam este sacramento.


No final da celebração eucarística, D. José Augusto Traquina Maria visitou os serviços de Pediatria, Nefrologia, Medicina Interna e Oncologia onde privilegiou o contacto com os doentes, com gestos de grande afeto, solidariedade e mensagens de esperança.

O Bispo de Santarém saudou, com igual afeto, os profissionais de saúde, que diariamente estão “ao serviço e que, para além de profissionais, têm a vocação de cuidar do próximo”.

“Sou um defensor do Serviço Nacional de Saúde”, afirmou, repetidamente, D. José Augusto Traquina Maria, sublinhando “os valores de solidariedade, de disponibilidade, do cuidar do próximo e de humanismo, preconizados pelo SNS, e que aqui se encontram”.


Carlos Andrade Costa, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo sublinhou a importância da visita do Bispo de Santarém, D. José Augusto Traquina Maria, ao Centro Hospitalar do Médio Tejo, referindo que esta visita reflete “a compreensão do papel, da missão insubstituível do CHMT e do trabalho e empenho dos seus profissionais para a concretização dos valores de humanismo impressos no Serviço Nacional de Saúde”.

No final da visita aos doentes, D. José Augusto Traquina Maria encontrou-se com os profissionais de saúde da Unidade Hospitalar de Torres Novas, num momento de confraternização, fechando desta forma a tarde em que no CHMT se celebrou o Dia Mundial do Doente.

Governo de Portugal, Ministério da Saúde