Conteudo Skip Navigation Links
Skip Navigation Links
NOTÍCIAS
24-03-2017
Serviço de Pediatria
Pediatria reforça atividade com novos profissionais



Pediatria reforça atividade com novos profissionais

Instalado na Unidade Hospitalar de Tomar, o Centro de Desenvolvimento da Criança do Serviço de Pediatria do CHMT funciona com equipas multidisciplinares que integram, para além da pediatria geral, uma pediatra com competência em desenvolvimento, psicólogo, terapeuta da fala, pedopsiquiatra, nutricionista e medicina física e reabilitação. É também no Centro de Desenvolvimento da Criança que se efetuam as consultas de obesidade infantil e distúrbios alimentares.

Ainda na Unidade Hospitalar de Tomar, o Serviço de Pediatria integra o Hospital de Dia da Diabetes, na área recentemente criada de diabetes pediátrica.

O Centro de Desenvolvimento da Criança é uma das áreas de intervenção do Serviço de Pediatria do CHMT, que se destaca pela dinâmica ao nível das “várias ações de formação que contam com a presença de educadores, professores, psicólogos e outros profissionais de reconhecido mérito nacional”, reconhece o diretor do departamento da Área da Mulher e da Criança do CHMT, Aníbal Sousa.

Para reforçar a atividade do Centro de Desenvolvimento da Criança espera-se contar em breve com a presença do Neuropediatra António Levy. Uma colaboração que se será “importantíssima e uma mais-valia para o Centro de Desenvolvimento”, considera Aníbal Sousa, tendo em conta “que a maioria dos casos que vemos são problemas de comportamento e de desenvolvimento”.

Anibal Sousa salienta ainda a possibilidade da chegada de mais 3 médicos Pediatras, no âmbito da “atribuição de incentivos a instituições de saúde consideradas “zona de carência”, o que vai “permitir consolidar a equipa. Pelo menos dois médicos está certo que vêm. Se vier mais um, tanto melhor”, espera o diretor de departamento da Área da Mulher e Criança do CHMT.

O Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Médio Tejo desenvolve a sua atividade nas seguintes áreas: pediatria geral, ambulatório, consultas, internamento, urgência, Hospital de Dia da Diabetes e Hospital de Dia Pediátrico. Entre outras atividade tem uma colaboração ativa na área oncológica com o IPO de Lisboa e dá um apoio importante à consulta de imuno-alergologia. Também de referir a Unidade de Cuidados Neonatais. Estas áreas estão distribuídas pelas três unidades hospitalares que integram o CHMT, sendo as crianças e jovens referenciados consoante a sua zona de residência.

Este Serviço integra igualmente o Núcleo Hospitalar de Apoio à Criança e Jovens em Risco, que atua em circunstâncias de salvaguarda dos interesses das crianças e dos jovens, em estreita colaboração com a Comissão de proteção de menores.

O Centro de Desenvolvimento da Criança, instalado na Unidade Hospitalar de Tomar continuará a contar com o apoio do Conselho de Administração para expandir os seus meios técnicos e recursos humanos para que a resposta clínica à criança e ao adolescente seja cada vez mais global e interdisciplinar no Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Governo de Portugal, Ministério da Saúde