Conteudo Skip Navigation LinksCHMT > Profissionais > Internato Médico
Skip Navigation LinksCHMT > Profissionais > Internato Médico
Internato Médico

Internato Médico

DIREÇÃO DO INTERNATO MÉDICO DO CHMT, E.P.E.

Diretor: João A. Leiria

Secretariado:Maria do Céu Bragança



Contactos:

Unidade de Abrantes: Tel. 241 360 700 Extensão: 800333

e-mail: dim@chmt.min-saude.pt



Localização da Direção do Internato Médico:

A Direção do Internato Médico localiza-se na Unidade de Abrantes, Piso 3, na área da Administração.

Horário de atendimento: das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30



Estatuto Legal: Portaria nº 224-B/2015 de 29 de Julho, Art.º 12º

Competências: Portaria nº 224-B/2015 de 29 de Julho, Art.º 14º



Programa de Ação:

Consolidação da informatização do Internato Médico do CHMT, EPE

Continuação da nomeação dos interlocutores dos Serviços Clínicos para articulação com o Internato Médico

Criação dos endereços de e-mail do Internato Médico próprios de cada Serviço

Mini-Jornadas da Primavera do Internato Médico 2017

Jornadas do Internato Médico 2017




ANO COMUM E 1º ANO DA FORMAÇÃO ESPECÍFICA / 2017


INFORMAÇÕES

A lista de Internos do Ano Comum colocados no C.H.M.T. em 2017, enviada pela A.C.S.S., indica-se a seguir:

Nome Organismo de colocação
Ana Margarida Marques Arnaut Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E.
Ana Raquel Antunes Martins Pessanha Santos Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E.
Bruno Rafael Pereira Bouça Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E.
Dmytro Nagirnyak Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E.
Joana Filipa Averina da Silva Forte Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E.
João Pedro Rebeca Coelho Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E.
Liudmyla Litovska Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E.
Marta Isabel Ferreira de Almeida Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E.
Olga Botica Ferreira Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E.
Raquel Sofia Robalo Lalanda Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E.
Tiago João Cerdeira das Neves Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E.
Daniel López García Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E.
Dura Djalo Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E.
Daria Bem Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E.
Yogui Ernesto Ribeiro Gomes Cuino Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E.
André Mendonça Madaleno Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E.
Oksana Golubka Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E.
Edna Gisela Torres Canumbila Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E.
Etiandro Lis Gomes da Moura Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E.
Josué Borges Rodrigues Monteiro Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E.
Karen Denise Nataniel Antonio Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E.
Tânia Daniela Martins da Costa Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E.
Viktor Zakharevych Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E.
Paulo Emanuel Picão Pereira Capelo Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E.

Os Internos que vão iniciar o Ano Comum ou o 1º ano da Formação Específica em 2017 devem apresentar-se no Auditório da Unidade Hospitalar de Torres Novas do CHMT, E.P.E., no dia 3 de Janeiro de 2017 (terça-feira), às 9h00.

O auditório localiza-se no Piso 0 (na entrada principal da Unidade Hospitalar de Torres Novas / hospital Rainha Santa Isabel, primeira porta à direita, onde diz Departamento de Formação).

3/1/2017 – às 9h10 – Sala de Reuniões Grande (que fica junto ao Auditório da Unidade Hospitalar de Torres Novas: receção e acção de formação introdutória (assim como preenchimento de impressos), prestada pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH) do CHMT – para todos os novos internos do Ano Comum e da Formação Específica.

3/1/2017 – às 10h00 – Auditório da Unidade Hospitalar de Torres Novas: Sessão Oficial de Acolhimento aos Internos do Ano Comum e da Formação Específica – para todos os novos internos do Ano Comum e da Formação Específica.

3/1/2017 – às 10h30 – Auditório da Unidade Hospitalar de Torres Novas: informação aos internos sobre a acção de formação a prestar pelo Departamento de Informática do CHMT na 4ª feira dia 4/1/2017 à tarde – para todos os novos internos do Ano Comum e da Formação Específica.

Posto isto, os Internos da Formação Específica dirigir-se-ão ao Departamento de Recursos Humanos, para tratar dos assuntos da esfera administrativa, após o qual ficam dispensados para se irem apresentar aos Directores de Serviço dos Serviços respectivos da especialidade que escolheram.

3/1/2017 – às 10h45 – Auditório da Unidade Hospitalar de Torres Novas: escolha do representante do Ano Comum na Comissão de Internos do CHMT – para todos os internos do Ano Comum.

3/1/2017 – às 11h00 – Auditório da Unidade Hospitalar de Torres Novas: ordenação dos internos do Ano Comum para a escolha das rotações; o escalonamento para a ordem de escolha far-se-á com recurso à média final do curso de licenciatura/mestrado integrado em Medicina, arredondada às milésimas; em caso de igualdade; caso ainda persista um empate, desempatar-se-á por sorteio.

Eventualmente poderá optar-se, antes do sorteio, optar-se-á pela ordem de preferência de escolha do CHMT.

Por fim, seguir-se-á a distribuição dos internos em grupos de escolha, por forma a agilizar a escolha das rotações simultaneamente com a parte administrativa – para todos os internos do Ano Comum.

3/1/2017 – às 11h30 – Auditório da Unidade Hospitalar de Torres Novas: início da escolha das rotações do Ano Comum - para todos os internos do Ano Comum.

Enquanto uns dos Internos do Ano Comum escolhem a sua rotação pelas diversas valências, os que não estiverem a escolher a sua rotação dirigir-se-ão ao Departamento de Recursos Humanos para tratar dos assuntos da esfera administrativa; posteriormente farão a sua escolha.

4/1/2017 – às 9h30 – Auditório da Unidade Hospitalar de Torres Novas: acção de formação prestada pelo DRH do CHMT, sobre o programa RISI (ponto biométrico); esta formação costuma decorrer na Unidade Hospitalar de Torres Novas, em sala do Departamento de Formação, próxima ao auditório – para todos os novos internos do Ano Comum e da Formação Específica.

Em 4/1/2017 – às 14h30 – Auditório da Unidade Hospitalar de Torres Novas: acção de formação prestada pelo Departamento de Informática do CHMT, sobre as aplicações informáticas utilizadas no CHMT); para todos os novos internos do Ano Comum e da Formação Específica.

Em 6/1/2017 – às 9h30 – Auditório da Unidade Hospitalar de Torres Novas: acção de informação dada pela saúde Ocupacional – para todos os novos internos do Ano Comum e da Formação Específica.

Em 6/1/2017 – às 10h00 – Auditório da Unidade Hospitalar de Torres Novas: acção de informação dada pelo Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infecção e de Resistência aos Antimicrobianos (GCL-PPCIRA); para todos os novos internos do Ano Comum e da Formação Específica.


NOTA: por forma a facilitar a instalação dos Internos, o início oficial das atividades será no dia 9/1/2017.




PLANO DE ROTAÇÃO DO ANO COMUM

O Plano de Rotação do Ano Comum encontra-se dividido em Estágios/Valências, com uma duração entre 1 a 3 meses (consoante a valência/estágio); estes, por sua vez, encontram-se agrupados em Blocos Formativos (com uma duração de 3 meses cada um).




Legenda:
  • MI: estágio na valência de Medicina Interna (3 meses)
  • MGF: estágio na valência de Medicina Geral e Familiar (3 meses)
  • PED: estágio na valência de Pediatria (2 meses)
  • AM: estágio em valência da Área Médica (1 mês)
  • CG: estágio na valência de Cirurgia Geral (2 meses)
  • AC: estágio em valência da Área Cirúrgica (2 meses)
  • OPC: estágio em valência opcional (1 mês)




VALÊNCIAS / ESTÁGIOS

O Estágio na valência de Medicina Interna tem uma duração de 3 meses; será efectuado numa das 3 unidades hospitalares do CHMT (Abrantes, Tomar e Torres Novas); o Serviço de Urgência será realizado na Unidade Hospitalar de Abrantes; o local onde será efectuado o estágio será definido pela Directora do Serviço de Medicina Interna; na escolha do local habitualmente segue-se o escalonamento dos internos anteriormente mencionado.

O Estágio na valência de Cuidados de Saúde Primários (CSP) tem uma duração de 3 meses; será efectuado no ACES – Médio Tejo; inclui formação obrigatória em Medicina Geral e Familiar; a formação em Saúde Pública é opcional, quando da realização da Valência em CSP, devendo ser solicitada antecipada e oportunamente ao ACES por cada Interno; os Internos serão distribuídos pelas unidades de CSP pelo próprio ACES; as unidades de Cuidados Primários disponíveis para o ano Comum serão definidas pelo ACES no fim de 2016 ou logo no início de 2017; na escolha do local habitualmente segue-se o escalonamento dos internos anteriormente mencionado.

O Estágio na valência da Área Médica tem uma duração de 1 mês; será efectuado numa das valências da Área Médica existentes no CHMT, de acordo com as características e disponibilidades da Instituição; as valências médicas disponíveis são: Psiquiatria, Nefrologia, Cardiologia, Patologia clínica, Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP), Medicina Física e de Reabilitação (MFR), e, Pneumologia.

O Estágio na valência de Pediatria tem uma duração de 2 meses; será efectuado maioritariamente no Serviço de Pediatria, localizado na Unidade Hospitalar de Torres Novas; a parte da Neonatalogia será realizada na Unidade Hospitalar de Abrantes; a distribuição dos internos será feita pela Directora do Serviço de Pediatria; também aqui se tomará em conta o escalonamento dos internos anteriormente mencionado.

O Estágio na valência de Cirurgia Geral tem uma duração de 2 meses; será efectuado no Serviço de Cirurgia Geral, localizado na Unidade Hospitalar de Tomar; o Serviço de Urgência será realizado na Unidade Hospitalar de Abrantes; as Consultas Externas poderão ser realizadas numa das 3 unidades hospitalares; a distribuição dos internos será feita pela Directora do Serviço de Cirurgia Geral; também aqui se tomará em conta o escalonamento dos internos anteriormente mencionado.

O Estágio em valência da Área Cirúrgica (que não a Cirurgia Geral) tem uma duração de 2 meses; será efectuado numa das valências da Área Cirúrgica existentes no CHMT, de acordo com as características e disponibilidades da Instituição; as valências cirúrgicas disponíveis são: Otorrinolaringologia (ORL), Oftalmologia, Urologia, Ortopedia, e, Ginecologia/Obstetrícia.

O Estágio na Valência Opcional poderá ser feita em instituição externa ao CHMT, desde que ela não exista no CHMT; o contacto com o local pretendido será efetuado pelo Interno, o qual dará conhecimento logo que possível ao Internato Médico do CHMT, por forma a que este possa diligenciar na formulação atempada do pedido oficial.

NOTA: reforça-se o conceito anteriormente citado de que, nos Serviços que desenvolvem a sua atividade assistencial em mais do que em uma Unidade Hospitalar do CHMT, a distribuição dos Internos pelas Unidades Hospitalares será feita por cada Diretor do Serviço, segundo o escalonamento inicial dos internos.



BLOCOS FORMATIVOS:

Bloco A: Medicina Interna (total de 3 meses).

Bloco B: Cuidados de Saúde Primários (total de 3 meses).

Bloco C: Pediatria e Valência da Área Médica (total de 3 meses).

Bloco D: Cirurgia Geral/Área Cirúrgica e Valência Opcional (total de 3 meses).

Em cada bloco formativo ficarão colocados 7 internos, consoante a rotação escolhida.


O Bloco A é totalmente realizado na Valência de Medicina Interna, durante 3 meses.

O Bloco B é totalmente realizado na Valência de Cuidados de Saúde Primários, durante 3 meses.

No Bloco C, o estágio na Valência de Pediatria tem a duração de 2 meses, e, o estágio na Valência da Área Médica tem a duração e 1 mês. 3 Internos poderão escolher a sequência Pediatria (2 meses) e Estágio em Valência da Área Médica (1 mês); outros 3 Internos poderão escolher a sequência inversa (Valência da Área Médica – 1 mês / Pediatria – 2 meses).

No Bloco D, o estágio na Valência Cirurgia Geral ou na Valência da Área Cirúrgica tem a duração de 2 meses, e, o estágio na Valência Opcional, tem a duração de 1 mês. 2 Internos poderão escolher a sequência Cirurgia Geral (2 meses) e Estágio em Valência Opcional (1 mês); outros 2 Internos poderão escolher a sequência inversa (Opcional – 1 mês / Cirurgia Geral – 2 meses); 1 Interno poderá escolher a sequência Estágio em Valência da Área Cirúrgica ou em Cirurgia Geral (2 meses), seguido de Estágio Opcional (1 mês); 1 outro Interno poderá escolher a sequência inversa (Opcional seguida de Área Cirúrgica ou Cirurgia Geral).


Documentos necessários para a formalização dos procedimentos administrativos:

  • Fotocópia do Bilhete de Identidade ou Cartão de cidadão
  • Fotocópia do atestado de residência (estrangeiros)
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte (se não tiver Cartão de Cidadão)
  • Fotocópia do cartão da Segurança Social (se não tiver Cartão de Cidadão)
  • Fotocópia do Certificado de Habilitações Literárias
  • Fotocópia da Cédula Profissional da Ordem dos Médicos
  • Comprovativo do Número de Identificação Bancária (NIF)
  • Certidão de Registo Criminal
  • Declaração a atestar Robustez Física
  • 1 Fotografia

Documentos para imprimir e preencher:

Governo de Portugal, Ministério da Saúde