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Gabinete do Cidadão

O Gabinete do Cidadão é uma estrutura funcional existente em todas as Instituições de Saúde e tem como objetivo prioritário a satisfação dos utentes, bem como a melhoria contínua da qualidade dos serviços. Corresponde a uma aplicação de normas constitucionais que conferem a todo o cidadão o direito de tomar parte na decisão dos assuntos públicos e de apresentar, perante órgãos de soberania ou quaisquer outras autoridades, reclamações ou queixas para defesa dos seus direitos.

O Gabinete do Cidadão do CHMT pretende ser um espaço de mediação, diálogo e participação ativa dos cidadãos, no processo de melhoria contínua da prestação de serviços, aos utentes do Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Competências

  • Atendimento personalizado aos utentes que se dirijam ao Gabinete do Cidadão, privilegiando o diálogo e o acompanhamento de cada situação, no sentido de viabilizar a resolução dos problemas apresentados;
  • Informar o cidadão dos seus direitos e deveres em relação aos serviços de saúde;
  • Receber as reclamações, sugestões e elogios formulados pelo cidadão no que se refere à organização, funcionamento dos serviços, ou comportamento dos funcionários e fazer a gestão e o tratamento das mesmas;
  • Realizar monitorizações periódicas da atividade desenvolvida e elaboração de propostas de melhoria;
  • Manter os órgãos de gestão informados sobre a eficácia dos serviços e comportamento dos funcionários, permitindo-lhes um melhor controlo de gestão;
  • Contribuir para a humanização.

Localização

O gabinete do Cidadão do CHMT está sediado na Unidade de Tomar, sendo o atendimento nas Unidades de Torres Novas e Abrantes assegurado pelo Serviço Social das respetivas Unidades.


Para facilitar o tratamento da exposição deverá indicar sempre:

Nome completo do exponente (e do utente se este não for o exponente)

Morada

Contacto telefónico

Número de documento de identificação (BI OU CC)

Identificação do serviço visado ou profissional envolvido

Descrição da ocorrência

Poderá apresentar a sua exposição presencialmente nos dias úteis entre as 9h00 e as 18h00:

Gabinete do Cidadão - Unidade de Tomar

Serviço Social - Unidade de Torres Novas

Serviço Social - Unidade de Abrantes

  • Fora deste horário poderá solicitar o Livro Amarelo existente nos Serviços de Admissão de Doentes das 3 Unidades.

Pode ainda proceder ao envio da exposição por carta, fax ou e-mail:

Gabinete do Cidadão

Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE

Unidade de Tomar

Av. Maria de Lourdes Mello e Castro

2300-625 TOMAR

Telefone 249 320 120

Fax 249 320 121

e-mail gabinete.cidadao@chmt.min-saude.pt

Governo de Portugal, Ministério da Saúde