Internato Médico

Direção do Internato Médico do CHMT, E.P.E.


Diretor:
João A. Leiria
Secretariado: Maria do Céu Bragança


Contactos:

Unidade de Abrantes: Tel. 241 360 700 Extensão: 800333
e-mail: dim@chmt.min-saude.pt


Localização da Direção do Internato Médico:

A Direção do Internato Médico localiza-se na Unidade de Abrantes, Piso 3, na área da Administração.
Horário de atendimento: das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30

Estatuto Legal: Portaria nº 79/2018 de 16 de março, Art.º 12º
Funcionamento e Competências: Portaria nº 79/2018 de 16 de março, Art.º 14º


Programa de Ação:

Consolidação da informatização do Internato Médico do CHMT
Mini Jornadas do Internato Médico do CHMT 2020
Jornadas do Internato Médico 2020

 

INTERNOS DA FORMAÇÃO GERAL E DO 1º ANO DA FORMAÇÃO ESPECÍFICA / 2020

INFORMAÇÕES

Os Internos que vão iniciar a Formação Geral ou o 1º ano da Formação Específica em 2020, devem apresentar-se no Auditório da Unidade Hospitalar de Torres Novas do CHMT, E.P.E., no dia 02 de janeiro de 2020 (quinta-feira), às 09h00.

O auditório localiza-se no Piso 0 (na entrada principal da Unidade Hospitalar, primeira porta à direita, onde diz Departamento de Formação).

02/01/2020 – 5ª feira – às 09h10 – na Sala de Formação Grande da Unidade Hospitalar de Torres Novas (sala do Departamento de Formação, próxima ao auditório): preenchimento de impressos – orientação prestada pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH) do CHMT – para todos os novos Internos.

02/01/2020 – 5ª feira – às 10h30 – no Auditório da Unidade Hospitalar de Torres Novas: informações de índole geral – para todos os novos Internos.

Depois disto, os Internos da Formação Específica devem dirigir-se ao Departamento de Recursos Humanos, para tratar dos assuntos da esfera administrativa, após os quais se apresentarão nos respetivos Serviços (aos Diretores de Serviço); nos dias 3, 6 e 7/1/2020 frequentarão as atividades no âmbito do Internato Médico abaixo descritas; iniciarão as suas atividades formativas no âmbito das respetivas especialidades no dia 8/1/2020.

02/01/2020 – 5ª feira – às 10h45 – no Auditório da Unidade Hospitalar de Torres Novas: escolha do representante da Formação Geral (e seu suplente) na Comissão de Internos do CHMT – para todos os Internos da Formação Geral.

02/01/2020 – 5ª feira – às 11h00 – no Auditório da Unidade Hospitalar de Torres Novas: ordenação dos Internos da Formação Geral para a escolha das rotações; o escalonamento para a ordem de escolha é feito de acordo com a Classificação Normalizada enviada pela ACSS (no caso de se verificarem situações de igualdade, o desempate será feito pela Média Final de Licenciatura / Mestrado Integrado; se mesmo assim se verificarem casos de igualdade, o desempate é feito pela ordem de preferência de escolha do CHMT; por fim, caso ainda persista um empate, será feito o desempate através de sorteio).

Segue-se a distribuição dos Internos em grupos de escolha, por forma a agilizar a escolha das rotações com a parte administrativa – para todos os Internos da Formação Geral.

02/01/2020 – 5ª feira – às 11h30 – no Auditório da Unidade Hospitalar de Torres Novas: início da escolha das rotações pelos Blocos Formativos da Formação Geral – para todos os Internos da Formação Geral.

Enquanto alguns dos Internos da Formação Geral escolhem a sua rotação pelas Blocos formativos, os que não estiverem a escolher a sua rotação devem dirigir-se ao Departamento de Recursos Humanos para tratar dos assuntos da esfera administrativa; posteriormente farão a sua escolha.

03/01/2020 – 6ª feira – às 09h00 – no Auditório da Unidade Hospitalar de Torres Novas ação de formação prestada pelo Departamento de Recursos Humanos do CHMT, sobre o programa RISI (registo biométrico) e informações gerais sobre assiduidade, faltas, férias, etc. – para todos os novos Internos (Formação Geral e Formação Específica).

03/01/2020 – 6ª feira – às 12h30 – no Auditório da Unidade Hospitalar de Torres Novas: Sessão Oficial de Acolhimento – para todos os novos Internos, seguida de almoço volante.

03/01/2020 – 6ª feira – às 14h30 – no Auditório da Unidade Hospitalar de Torres Novas: ação de formação prestada pelo Serviço de Informática, sobre as aplicações informáticas utilizadas no CHMT – para todos os novos Internos (Formação Geral e Formação Específica).

06/01/2020 – 2ª feira – às 10h00 – no Auditório da Unidade Hospitalar de Torres Novas: ação de formação dada pelo Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e de Resistência aos Antimicrobianos (GCL-PPCIRA) – para todos os novos Internos (Formação Geral e Formação Específica).

06/01/2020 – 2ª feira – às 14h30 – no Auditório da Unidade Hospitalar de Torres Novas: ação de formação sobre Consentimento Informado – para todos os novos Internos (Formação Geral e Formação Específica).

07/01/2020 – 3ª feira – às 10h00 – no Auditório da Unidade Hospitalar de Torres Novas: ação de formação dada pelo Departamento Jurídico do CHMT sobre Proteção de Dados Pessoais – para todos os novos Internos (Formação Geral e Formação Específica).

07/01/2020 – 3ª feira – às 14h30 – no Auditório da Unidade Hospitalar de Torres Novas: ação de formação dada pelo Serviço de Higiene e Segurança no Trabalho – para todos os novos Internos (Formação Geral e Formação Específica).

 

Medicina do Trabalho: em datas e horas a comunicar, posteriormente, pelo Serviço de Medicina do Trabalho do CHMT, os novos Internos serão convocados para uma consulta de avaliação.

 

NOTA: de forma a facilitar a instalação dos Internos, o início oficial das atividades dos Internos da Formação Geral será no dia 09/01/2020.

 

 

PLANO DE ROTAÇÕES DA FORMAÇÃO GERAL

O Plano de Rotações da Formação Geral encontra-se dividido em Blocos Formativos com uma duração entre 2 a 4 meses:

Plano de Rotações da Formação Geral 2020 (Ficheiro PDF, 417kb, 1pp A4)

 

Plano_Rotacao_Geral_2020
Plano_Rotacao_Geral_2020

 

 

 

 

 

BLOCOS FORMATIVOS:

Em cada bloco formativo ficarão colocados 7 ou 8 internos, consoante a rotação escolhida.

Chama-se a atenção de que os serviços desenvolvem a sua atividade assistencial em mais do que em uma Unidade Hospitalar do CHMT e de que a distribuição dos Internos pelas Unidades Hospitalares será feita por cada Diretor do Serviço (normalmente segundo o escalonamento inicial dos Internos).

O Estágio no Bloco Formativo de Pediatria Médica tem uma duração de 2 meses; será efetuado maioritariamente no Serviço de Pediatria, localizado na Unidade Hospitalar de Torres Novas; o Serviço de Urgência será realizado também na Unidade Hospitalar de Torres Novas; a parte respeitante à Neonatalogia será realizada na Unidade Hospitalar de Abrantes; a distribuição dos Internos será feita pela Diretora do Serviço de Pediatria; para a sua distribuição habitualmente toma-se em linha de conta o escalonamento dos Internos anteriormente mencionado.

O Estágio no Bloco Formativo de Cirurgia Geral tem uma duração de 3 meses; será efetuado no Serviço de Cirurgia Geral, localizado na Unidade Hospitalar de Tomar; o Serviço de Urgência será realizado na Unidade Hospitalar de Abrantes; as Consultas Externas poderão ser realizadas numa das 3 Unidades Hospitalares; para a sua distribuição habitualmente toma-se em linha de conta o escalonamento dos Internos anteriormente mencionado.

O Bloco Formativo de Medicina Interna tem uma duração de 4 meses; será efetuado numa das 3 unidades hospitalares do CHMT (Abrantes, Tomar ou Torres Novas); o Serviço de Urgência será realizado na Unidade Hospitalar de Abrantes; o local onde será efetuado o estágio será definido pela Diretora do Serviço de Medicina Interna; para a sua distribuição habitualmente toma-se em linha de conta o escalonamento dos Internos anteriormente mencionado.

O Bloco Formativo dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) tem uma duração de 3 meses; será efetuado no ACES – Médio Tejo; inclui formações obrigatórias nas valências em Medicina Geral e Familiar e em Saúde Pública (esta última, com a duração de 15 dias).

As Unidades do ACES Médio Tejo em que se realizarão os estágios de Cuidados Primários, assim como os respetivos Orientadores de Formação, foram definidos pela CIMGFLVT (Coordenação do Internato de MFG de Lisboa e Vale do Tejo); os Internos escolherão a unidade do ACES Médio Tejo indicada na tabela abaixo, onde se encontram as datas de início do bloco formativo e o nome dos Orientadores de Formação designados.

DISTRIBUCAO_USF_2020
DISTRIBUCAO_USF_2020

Relativamente à Saúde Pública, os internos escolherão o local/orientador segundo o mapa de distribuição dos internos que se segue:

datas_distribuicao_CS_2020
datas_distribuicao_CS_2020

 

 

 

 

 

AÇÕES DE FORMAÇÃO OBRIGATÓRIAS:

Durante a Formação Geral, os Médicos Internos devem frequentar ações de formação que abordem as seguintes áreas:

  1. a) Introdução ao Serviço de Urgência, incluindo a abordagem das situações emergentes médicas e cirúrgicas, incluindo o trauma;
  2. b) Suporte Básico de Vida, incluindo a abordagem e manutenção da via aérea;
  3. c) Saúde Pública;
  4. d) Prevenção e Controlo da Infeção associada aos cuidados de saúde e utilização racional dos antimicrobianos;
  5. e) Ética, Deontologia e Comunicação Médica;
  6. f) Utilização racional dos componentes/derivados do sangue;
  7. g) Utilização racional dos Meios Complementares de Diagnóstico.

Estas formações, cuja realização é assegurada pelos estabelecimentos de colocação ou de formação, têm lugar em horário laboral (à exceção das que são online), são de presença obrigatória e sujeitas a avaliação.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Fotocópia do Bilhete de Identidade ou Cartão de cidadão
Fotocópia do atestado de residência (para os internos de nacionalidade estrangeira)
Fotocópia do Cartão de Contribuinte (se não tiver Cartão de Cidadão)
Fotocópia do cartão da Segurança Social (se não tiver Cartão de Cidadão)
Fotocópia do Certificado de Habilitações Literárias
Fotocópia da Cédula Profissional da Ordem dos Médicos
Comprovativo do Número de Identificação Bancária (NIF)
Certidão de Registo Criminal em que conste a profissão
1 Fotografia

 

Documentos para imprimir e preencher: