Internato Médico

Internato Médico do CHMT, E.P.E. | 2021


Diretor:
 João A. Leiria
Secretariado: Maria do Céu Bragança


Contactos:

Unidade de Abrantes: Tel. 241 360 700 Extensão: 800333
e-mail: dim@chmt.min-saude.pt


Localização da Direção do Internato Médico:

A Direção do Internato Médico localiza-se na Unidade de Abrantes, Piso 3, na área da Administração.
Horário de atendimento: das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30

Estatuto Legal: Portaria nº 79/2018 de 16 de março, Art.º 12º
Funcionamento e Competências: Portaria nº 79/2018 de 16 de março, Art.º 14º


Programa de Ação:

Consolidação da informatização do Internato Médico do CHMT
Mini Jornadas do Internato Médico do CHMT 2021
Jornadas do Internato Médico 2021

 

INTERNOS DA FORMAÇÃO GERAL E DO 1º ANO DA FORMAÇÃO ESPECÍFICA / 2020

INFORMAÇÕES

Devido à atual pandemia o programa de receção dos Internos que vão iniciar a Formação Geral e o 1º ano da Formação Específica em 2021 no CHMT, não será realizada através de sessões presenciais, mas sim através de videoconferências.

O Programa de Receção dos Novos Internos do CHMT em 2021 será o seguinte:

  • 2ª feira, dia 04/01/2021, das 10h00 às 11h00: Direção do Internato Médico do CHMT (DIM) – assuntos diversos – para IFG e IFE.
  • 2ª feira, dia 04/01/2021, das 11h00 às 12h00: WEBINAR com o Dr. João Carlos Ribeiro (Presidente do C.N.I.M.- Conselho Nacional do Internato Médico), o Dr. Miguel Guimarães (Bastonário da Ordem dos Médicos), o Dr. Gustavo Corona (Médico Intensivista) e o Dr. António Lacerda Sales (Secretário de Estado Adjunto da Saúde) – para IFG e IFE.
  • 2ª feira, dia 04/01/2021, das 12h00 às 13h00: Sessão de boas-vindas por parte do Conselho de Administração, Direção Clínica e Direção do Internato Médico do CHMT – para IFG e IFE.
  • 2ª feira, dia 04/01/2021, das 14h00 às 19h00: DIM – escolha dos Blocos Formativos da FG – só para os IFG.
  • 3ª feira, dia 05/01/2021, das 09h30 às 11h00: Formação pelo Gabinete Jurídico – para IFG e IFE.
  • 3ª feira, dia 05/01/2021, das 11h00 às 12h00: Formação pelo Serviço de Higiene e Segurança no Trabalho – para IFG e IFE.
  • 3ª feira, dia 05/01/2021, das 14h30 às 15h30: Formação pelo Departamento de Informática – para IFG e IFE.
  • 3ª feira, dia 05/01/2021, das 15h30 às 16h30: Formação pelo Serviço de Saúde Ocupacional (Medicina do Trabalho) – para IFG e IFE.
  • 4ª feira, dia 06/01/2021, das 10h00 às 12h00: Formação pela GCL-PPCIRA (Controlo de Infeção) – para IFG e IFE.
  • 4ª feira, dia 06/01/2021, das 12h00 às 13h00: Formação pelo Serviço de Gestão da Qualidade – para IFG e IFE.
  • 4ª feira, dia 06/01/2021, das 14h30 às 16h00: Formação pela Comissão de Ética – para IFG e IFE.

O Departamento de Recursos Humanos (DRH) não fará a sua formação por videoconferência; em sua substituição enviar-vos-á um ficheiro PowerPoint por e-mail, contendo informação diversa sobre a sua área; o DRH estará disponível para responder às dúvidas que vos surjam (enviar as questões para o seguinte endereço de e-mail: ana.costa@chmt.min-saude.pt).

Os links para participarem nas diversas videoconferências ser-vos-ão enviados por e-mail (por parte dos Serviços responsáveis por estas).

No que se refere ao Webinar de 2ª feira (04/01/2021, às 11h00), logo que nos seja enviado o link de acesso a este, divulgá-lo-emos também por e-mail.

 

NOTA: de forma a facilitar a assistência às videoconferências atrás indicadas, assim como, à instalação dos Internos, o início oficial das atividades formativas no CHMT e no ACES será no dia 07/01/2020, após a recolha da impressão digital para a realização do registo de assiduidade biométrico (a qual será levada a cabo pelo DRH, na Unidade de Torres Novas, nesse dia 7, de acordo com escala que vos será enviada por este departamento).

 

PLANO DE ROTAÇÕES DA FORMAÇÃO GERAL

A escolha das rotações nos Blocos Formativos será feita seguindo o escalonamento dos internos segundo a classificação normalizada enviada pela ACSS.

Lista de Classificação Normalizada

 

BLOCOS FORMATIVOS:

O Plano de Rotações da Formação Geral encontra-se dividido em quatro blocos formativos, com uma duração entre 2 a 4 meses:

Plano Rotação pelos Blocos Formativos

Em cada bloco formativo ficarão colocados 7 ou 8 internos, consoante a rotação escolhida.

Chama-se a atenção de que os Serviços desenvolvem a sua atividade assistencial em mais do que uma Unidade Hospitalar do CHMT e de que a distribuição dos Internos pelas Unidades Hospitalares em cada Bloco Formativo será feita por cada Diretor do Serviço, segundo o escalonamento dos internos pela classificação normalizada.

 

Estágio no Bloco Formativo de Pediatria Médica tem uma duração de 2 meses; será efetuado maioritariamente no Serviço de Pediatria, localizado na Unidade Hospitalar de Torres Novas; o Serviço de Urgência será realizado também na Unidade Hospitalar de Torres Novas; a parte respeitante à Neonatalogia será realizada na Unidade Hospitalar de Abrantes; a distribuição dos Internos será feita pela Diretora do Serviço de Pediatria; para a sua distribuição, habitualmente toma-se em linha de conta o escalonamento dos Internos anteriormente mencionado.

Estágio no Bloco Formativo de Cirurgia Geral tem uma duração de 3 meses; será efetuado no Serviço de Cirurgia Geral, localizado na Unidade Hospitalar de Tomar; o Serviço de Urgência será realizado na Unidade Hospitalar de Abrantes; as Consultas Externas poderão ser realizadas numa das 3 Unidades Hospitalares; para a sua distribuição, habitualmente toma-se em linha de conta o escalonamento dos Internos anteriormente mencionado.

Bloco Formativo de Medicina Interna tem uma duração de 4 meses; será efetuado numa das 3 unidades hospitalares do CHMT (Abrantes, Tomar ou Torres Novas); o Serviço de Urgência será realizado na Unidade Hospitalar de Abrantes; o local onde será efetuado o estágio será definido pela Diretora do Serviço de Medicina Interna; para a sua distribuição, habitualmente toma-se em linha de conta o escalonamento dos Internos anteriormente mencionado.

Bloco Formativo dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) tem uma duração de 3 meses; será efetuado nas unidades de saúde do ACES Médio Tejo (Unidades de Saúde Familiares – USF e Unidades de Saúde Pública – USP).

Inclui formações obrigatórias nas valências em Medicina Geral e Familiar (2,5 meses) e em Saúde Pública (15 dias).

Devido à atual pandemia poderá ser necessária uma maior duração na Saúde Pública (até um máximo de 6 semanas, seguidas ou interpoladas, com a concordância do interno).

As unidades do ACES Médio Tejo (USF e USP) em que se realizarão os estágios no Bloco Formativo dos Cuidados de Saúde Primários, assim como os respetivos Orientadores de Formação, foram já previamente definidos pela Coordenação do Internato de MGF de Lisboa e Vale do Tejo (CIMGFLVT).

De acordo com o que ficou estabelecido com o Presidente do Conselho Clínico e de Saúde (PCCS) do ACES Médio Tejo, na altura da escolha das rotações pelos Blocos Formativos, os Internos escolherão também as unidades do ACES Médio Tejo (e Orientadores de Formação) onde pretendem ficar colocados, conforme indicadas nas tabelas que se seguem (para a MGF e para a SP), sendo a distribuição dos internos pelas USF e USP comunicada posteriormente ao PCCS; também aqui se tomará em linha de conta o escalonamento dos Internos anteriormente mencionado.

Distribuição na Medicina Geral e Familiar

Distribuição na Saúde Pública

 

AÇÕES DE FORMAÇÃO OBRIGATÓRIAS:

Durante a Formação Geral, os Médicos Internos devem frequentar ações de formação que abordem as seguintes áreas:

  1. Introdução ao Serviço de Urgência, incluindo a abordagem das situações emergentes médicas e cirúrgicas, incluindo o trauma;
  2. Suporte Básico de Vida, incluindo a abordagem e manutenção da via aérea;
  3. Saúde Pública;
  4. Prevenção e Controlo da Infeção associada aos cuidados de saúde e utilização racional dos antimicrobianos;
  5. Ética, Deontologia e Comunicação Médica;
  6. Utilização racional dos componentes/derivados do sangue;
  7. Utilização racional dos Meios Complementares de Diagnóstico.

Estas Ações de Formação serão, sempre que possível, realizadas online; são obrigatórias e sujeitas a avaliação.

 


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Os documentos necessários para a vossa inscrição devem ser enviados para o seguinte e-mail: ana.costa@chmt.min-saude.pt
(nota: pede-se o favor de que não os enviarem para o endereço de e-mail dos Recursos Humanos).

  • Fotocópia do Bilhete de Identidade ou Cartão de cidadão
  • Fotocópia do atestado de residência (para os internos de nacionalidade estrangeira)
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte (se não tiver Cartão de Cidadão)
  • Fotocópia do cartão da Segurança Social (se não tiver Cartão de Cidadão)
  • Fotocópia do Certificado de Habilitações Literárias
  • Fotocópia da Cédula Profissional da Ordem dos Médicos
  • Comprovativo do Número de Identificação Bancária (NIF)
  • Certidão de Registo Criminal em que conste a profissão
  • 1 Fotografia

Documentos para imprimir:

Todos estes documentos, depois de preenchidos, devem ser digitalizados e enviados para o endereço de e-mail mencionado (ana.costa@chmt.min-saude.pt).