Secretário de Estado da Saúde visita CHMT pelo seu 20º Aniversário

O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, visitou hoje as Unidades de Abrantes e de Torres Novas, do Centro hospitalar do Médio Tejo, E.P.E. onde inaugurou, por ocasião do 20º aniversário da instituição, os aparelhos de Ressonância Magnética e de TAC.

Casimiro Ramos, presidente do Conselho de Administração do CHMT falou da importância destes dois investimentos, em termos de poupança a longo prazo para o Serviço Nacional de Saúde, assim como da importância que ambos os equipamentos representam para a população do Médio Tejo.

O presidente do Conselho de Administração sublinhou que “com estes equipamentos o Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, deixa de estar dependente de entidades externas para a realização destes exames, o que traz mais qualidade e conforto aos utentes do CHMT, evitando-se deslocações, e aumentando a diferenciação do diagnóstico e de apoio à decisão clínica do Centro Hospitalar”.

Destacou ainda o facto de também já ser possível os utentes da área do ACES Médio Tejo, com requisições provenientes dos cuidados de saúde primários, fazerem os seus exames no CHMT, dando expressão à integração de cuidados por parte das instituições do Serviço Nacional de Saúde.

Com um investimento na Ressonância Magnética de 1,297 milhões de euros, que se estima estar praticamente recuperado em 2 anos e meio, o aparelho de Ressonância Magnética foi cofinanciado pelo FEDER – CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro 2014/2020, no valor de 1.102.992,05€.

Já o investimento da TAC foi de 467 mil euros, um valor que estima recuperar-se em cerca de um ano.

No seu discurso, Diogo Serras Lopes congratulou o Centro Hospitalar pelos seus 20 anos e realçou o facto de a instituição ser “um exemplo de como o Serviço Nacional de Saúde deve funcionar, em rede e em complementaridade, dando resposta à população de forma exemplar”.

Destacou ainda o papel “absolutamente relevante do CHMT na gestão da pandemia COVID-19, que foi muito além do seu dever, salvando muitas vidas. Um exemplo de disponibilidade que mostra bem a capacidade abnegada de trabalho dos profissionais de saúde”

No ano em que comemora o seu 20º aniversário enquanto Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E., o CHMT está agora dotado de equipamento de TAC nas suas três Unidades e de Ressonância Magnética na Unidade de Abrantes. Um reforço em Equipamentos de Diagnóstico que valoriza a prestação de cuidados prestados à população na área da Imagiologia.

O Conselho de Administração atribuiu nesta data, de forma simbólica, um Louvor aos colaboradores que este ano fazem também 20 anos ao serviço da instituição e apresentou um vídeo institucional que destaca a importância de todos na vida da instituição.

Veja o vídeo aqui

 

 

 

Partilhar: