Gabinete do Cidadão
O Gabinete do Cidadão é uma estrutura funcional existente em todas as Instituições de Saúde e tem como objetivo prioritário a satisfação dos utentes, bem como a melhoria contínua da qualidade dos serviços. Corresponde a uma aplicação de normas constitucionais que conferem a todo o cidadão o direito de tomar parte na decisão dos assuntos públicos e de apresentar, perante órgãos de soberania ou quaisquer outras autoridades, reclamações ou queixas para defesa dos seus direitos.
O Gabinete do Cidadão do CHMT pretende ser um espaço de mediação, diálogo e participação ativa dos cidadãos, no processo de melhoria contínua da prestação de serviços, aos utentes do Centro Hospitalar do Médio Tejo.
Competências
- Atendimento personalizado aos utentes que se dirijam ao Gabinete do Cidadão, privilegiando o diálogo e o acompanhamento de cada situação, no sentido de viabilizar a resolução dos problemas apresentados;
- Informar o cidadão dos seus direitos e deveres em relação aos serviços de saúde;
- Receber as reclamações, sugestões e elogios formulados pelo cidadão no que se refere à organização, funcionamento dos serviços, ou comportamento dos funcionários e fazer a gestão e o tratamento das mesmas;
- Realizar monitorizações periódicas da atividade desenvolvida e elaboração de propostas de melhoria;
- Manter os órgãos de gestão informados sobre a eficácia dos serviços e comportamento dos funcionários, permitindo-lhes um melhor controlo de gestão;
- Contribuir para a humanização.
Localização
O Gabinete do Cidadão do CHMT está sediado no Serviço Social da Unidade de Tomar, sendo o atendimento nas Unidades de Torres Novas e Abrantes assegurado pelo Serviço Social das respetivas Unidades.
Apresentação de Exposições (Reclamações, Sugestões e/ou Elogios/Agradecimentos):
Presencialmente: aos utentes que recorram diretamente ao Serviço Social/Gabinete do Cidadão.
Horário de atendimento:
Dias úteis, das 09h00 às 16h30
Contacto Telefónico: 249 320 120
Livro de Reclamações disponíveis na Entrada Principal, Consulta Externa, Serviço de Urgência e Serviço Social de cada Unidade Hospitalar.
Via Postal:
Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E.
Gabinete do Cidadão
Av. Xanana Gusmão – Apartado 45
2354-754 Torres Novas
Via E-mail: gabinete.cidadao@chmt.min-saude.pt
Para facilitar o tratamento da exposição deverá indicar sempre:
Nome completo do exponente (e do utente, se este não for o exponente)
Morada
Contacto telefónico
Número de documento de identificação (BI ou CC)
Identificação do serviço visado ou profissional envolvido (se possível)
Descrição da ocorrência
Nota: Os dados a enviar são confidenciais e utilizados apenas para o fim a que se destinam.