Gabinete do Cidadão

O Gabinete do Cidadão é uma estrutura funcional existente em todas as Instituições de Saúde e tem como objetivo prioritário a satisfação dos utentes, bem como a melhoria contínua da qualidade dos serviços. Corresponde a uma aplicação de normas constitucionais que conferem a todo o cidadão o direito de tomar parte na decisão dos assuntos públicos e de apresentar, perante órgãos de soberania ou quaisquer outras autoridades, reclamações ou queixas para defesa dos seus direitos.


O Gabinete do Cidadão do CHMT
pretende ser um espaço de mediação, diálogo e participação ativa dos cidadãos, no processo de melhoria contínua da prestação de serviços, aos utentes do Centro Hospitalar do Médio Tejo.


Competências

  • Atendimento personalizado aos utentes que se dirijam ao Gabinete do Cidadão, privilegiando o diálogo e o acompanhamento de cada situação, no sentido de viabilizar a resolução dos problemas apresentados;
  • Informar o cidadão dos seus direitos e deveres em relação aos serviços de saúde;
  • Receber as reclamações, sugestões e elogios formulados pelo cidadão no que se refere à organização, funcionamento dos serviços, ou comportamento dos funcionários e fazer a gestão e o tratamento das mesmas;
  • Realizar monitorizações periódicas da atividade desenvolvida e elaboração de propostas de melhoria;
  • Manter os órgãos de gestão informados sobre a eficácia dos serviços e comportamento dos funcionários, permitindo-lhes um melhor controlo de gestão;
  • Contribuir para a humanização.


Localização

O Gabinete do Cidadão do CHMT está sediado no Serviço Social da Unidade de Tomar, sendo o atendimento nas Unidades de Torres Novas e Abrantes assegurado pelo Serviço Social das respetivas Unidades.

 

Apresentação de Exposições (Reclamações, Sugestões e/ou Elogios/Agradecimentos):

 

Presencialmente: aos utentes que recorram diretamente ao Serviço Social/Gabinete do Cidadão.

Horário de atendimento:

Dias úteis, das 09h00 às 16h30

Contacto Telefónico: 249 320 120

 

Livro de Reclamações disponíveis na Entrada Principal, Consulta Externa, Serviço de Urgência e Serviço Social de cada Unidade Hospitalar.

 

Via Postal:

Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E.

Gabinete do Cidadão

Av. Xanana Gusmão – Apartado 45

2354-754 Torres Novas

 

Via E-mail: gabinete.cidadao@chmt.min-saude.pt

 

Para facilitar o tratamento da exposição deverá indicar sempre:

Nome completo do exponente (e do utente, se este não for o exponente)

Morada

Contacto telefónico

Número de documento de identificação (BI ou CC)

Identificação do serviço visado ou profissional envolvido (se possível)

Descrição da ocorrência

 

Nota: Os dados a enviar são confidenciais e utilizados apenas para o fim a que se destinam.