Dia Mundial da Higienização das Mãos – iniciativa GCL-PPCIRA do CHMT

Comemora-se esta quarta-feira, dia 5 de maio, o Dia Mundial da Higiene das Mãos, data promovida anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A higienização das mãos é a medida mais simples, efetiva e económica na redução da infeção associada à prestação de cuidados de saúde.

Cientes da importância da higiene das mãos durante todo o processo de cuidados de saúde no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), o Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo das Infeções e da Resistência aos Antimicrobianos (GCL-PPCIRA) desenvolve estratégias constantes, através de ações de formação, auditorias, campanhas e estabelece indicadores internos de melhoria, de forma a manter profissionais e doentes seguros. Para a comemoração desta efeméride o GCL-PPCIRA organizou diversas iniciativas/atividades que decorreram nas três unidades do CHMT, entre os dias 3 e 5 de maio:

– exposição das letras “Lave as Mãos” e das mascotes – gota, sabão e mão;
– exposição do poster com os resultados da Campanha Nacional das Precauções Básicas (que inclui a Higiene das Mãos). No qual é possível verificar uma taxa de 77.2% de adesão global à higiene das mãos por parte dos profissionais de saúde, acima da média nacional;
– fricção/desinfeção das mãos com solução antissética de base alcoólica com contraste e posterior verificação com luz negra, de forma a evidenciar a eficácia do procedimento (em toda a superfície das mãos – as zonas “brancas” foi onde a fricção/desinfeção foi eficaz, as zonas escuras correspondem a zonas que não desinfetadas). Esta iniciativa pretendeu alertar para a importância da correta higienização das mãos, pois muitas vezes mesmo sendo feita a lavagem ou desinfeção das mãos há zonas que ficam “esquecidas”;
– exposição de diversos materiais alusivos ao Dia Mundial da Higiene das Mãos;

Pode aceder ao Poster com os resultados da Campanha Nacional das Precauções Básicas aqui.

Registou-se uma grande adesão por parte dos profissionais de saúde do CHMT, mas também dos utentes e visitantes que passaram pelos átrios das três unidades. Não se esqueça: lave as suas mãos pela sua saúde e pela saúde dos outros!

 

Partilhar: