Semana Mundial do Aleitamento Materno

A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) foi estabelecida em 1992 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

É promovida em mais de 120 países, entre os dias 1 e 7 de agosto, sendo o principal movimento em defesa do aleitamento materno, com o objetivo de encorajar esta prática e fomentar a saúde dos bebés de todo o mundo.

Nos primeiros seis meses de vida o bebé não necessita de mais nenhum alimento além do leite materno, este possui todos os nutrientes e água necessária, garantindo o crescimento, saúde e desenvolvimento das crianças em todo o seu potencial. Os profissionais de saúde do Serviço de Obstetrícia/Neonatologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) têm muito presente esta temática e por isso mesmo incentivam, promovem, protegem e apoiam o aleitamento materno diariamente junto das grávidas/puérperas/famílias.

A confiança para amamentar durante a gravidez e o apoio à amamentação nos primeiros dias do período pós-parto é uma constante preocupação dos profissionais deste Serviço. Todo o apoio prestado a cada mulher/casal/família é fundamental para o sucesso da amamentação e todos temos um papel essencial nesta jornada.

De forma a incentivar todas as mães a cumprir os seus objetivos de amamentação as profissionais do Serviço de Obstetrícia/Neonatologia partilham agora como vivenciaram esta importante etapa das suas vidas. Não deixe de ver estas fotografias.

O aleitamento materno é importante devido aos benefícios que proporciona ao bebé, à mãe e à sociedade. O aleitamento materno protege o bebé contra doenças comuns, tanto a curto como a longo prazo; reduz o risco de cancro e outras condições maternas e é uma forma de fornecer a melhor nutrição ao bebé a baixo custo.

O custo de não amamentar é enorme para famílias e nações, além de que também é uma decisão inteligente para o clima. A OMS e UNICEF recomendam, o início precoce do aleitamento materno dentro de 1 hora após o nascimento; amamentação exclusiva para os primeiros 6 meses de vida e aleitamento materno continuado até 2 anos de idade ou mais, com a introdução de alimentos complementares
A Semana Mundial de Aleitamento Materno 2022 #SMAM2022 concentra-se no fortalecimento da rede de apoio à amamentação, de forma a proteger, promover, apoiar as famílias no mundo pós-pandemia, tal como refere a World Allience for breastfeeding Action:

“A amamentação proporciona benefícios ao longo da vida para mães e bebés. Infelizmente, a pandemia interrompeu o apoio ao aleitamento materno tanto no sistema de saúde quanto na comunidade. Com os esforços contínuos para gerir a pandemia e a transição para um estado endémico, é urgente confiar em informações baseadas em evidências para fazer políticas e criar sistemas eficientes de apoio ao aleitamento materno para ajudar novas mães a amamentar. Para que as mães amamentem com sucesso, elas precisam do apoio das pessoas ao seu redor, incluindo pais/parceiros, família alargada, prestadores de cuidados de saúde, consultores de lactação, grupos de apoio materno, e a sociedade em geral. Todos estes atores formam uma Cadeia Quente de Apoio ao Aleitamento Materno e podem garantir que as mães sejam apoiadas.”

#juntosparacuidardosseus

 

Partilhar: