Voto de Pesar – Drª Ana Moura (07-04-1954 / 05-01-2022)

Hoje, a família do CHMT despede-se de alguém que é e será sempre indissociável da história deste Centro Hospitalar: a Drª Ana Moura, que era responsável, desde 2008, pelo Serviço de Gestão de Doentes.

É impossível resumir em palavras os quase 45 anos de dedicação de Ana Moura a esta instituição. Diremos apenas: hoje a família CHMT está de luto.

Mais do que uma vida de trabalho ao serviço de um centro hospitalar que conhecia como a palma da sua mão, mais do que uma profissional exemplar, incansável, exemplo da dedicação, seriedade, e responsabilidade ao serviço da nobre missão da saúde pública, todos os profissionais do CHMT – e, também, os utentes, cujas vidas tanto tocou – despedem-se de um ser humano muito especial que todos, sem exceção, admiravam e acarinhavam.

Ao longo de 44 anos, 10 meses e oito dias, Ana Moura esteve sempre disponível para ajudar e aconselhar todos quantos lhe solicitavam ajuda – colegas e também os utentes, cujas vidas tocava muitas vezes em momentos de grande fragilidade.

Ana Moura iniciou a sua carreira no Hospital de Tomar a 15 de março de 1977. Foi Chefe de Serviços Administrativos durante 18 anos, dirigindo o Serviço de Secretaria do Hospital de Tomar, constituído pelas áreas de Pessoal e Doentes (Repartição de Pessoal e Admissão de Doentes). Posteriormente, chefiou o Serviço de Secretaria da Unidade de Tomar. Era, desde Março de 2008, responsável do Serviço de Gestão de Doentes do Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Em conjunto e com o sólido contributo de Ana Moura, aprendemos e partilhámos experiências, assistimos ao crescimento deste centro hospitalar, enfrentámos vários desafios, dos quais o último foi a pandemia COVID-19.

É por isso que a sua partida súbita – e tão próxima de uma nova e merecida etapa da sua vida, depois de uma vida de trabalho e dedicação -, nos deixa a todos com um pesar que dificilmente pode ser transmitido por palavras.

Ana Moura será sempre uma referência e um farol no CHMT. Estaremos sempre eternamente gratos pelos anos e momentos que partilhou com a grande família deste Centro Hospitalar.

Que descanse em paz e que a família consiga encontrar consolo no exemplo que nos deixou em vida e que perdurará na memória.

 

 

Partilhar: